"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". ( Nelson Mandela)


sábado, 25 de setembro de 2010

História da Escola Ábdon Xavier de Carvalho


A Escola de Ensino Fundamental Ábdon Xavier de Carvalho, foi construída em 1975 durante a administração do Prefeito Francisco Roque de Oliveira com o apoio do Governo da época ( Plácido Aderaldo Castelo). No início eram apenas 02 salas de aulas e 01 banheiro. Após a construção recebeu o nome de Escola Municipal Delta Holanda, em homenagem a primeira professora da cidade (conforme resolução 003/75 da Câmara Municipal de Iracema). O corpo discente era formado por 38 alunos e o corpo docente de 02 professoras: Maria das Neves Pessoa e Maria Auxiliadora Bezerra Costa. A coordenadora era a professora Maria Magalhães de Oliveira (Áurea), na época dirigente do Órgão Municipal de Educação (OME).
Dois anos depois, em 1977, na gestão municipal do Interventor Estadual Coronel Raimundo Pereira Filho, apoiado pelo Governador Adauto Bezerra, foi realizada uma ampliação, impulsionada pelo projeto de autoria do Sr. Luis Bezerra de Queiroz, vereador naquela época. Tal ampliação tornou-se numa escola de 1º grau. Pensando em uma reinauguração, os políticos analisaram que a escola estava localizada na Rua Delta Holanda, sendo assim, ela não deveria ter o mesmo nome que a rua, por esse motivo, foi inaugurada no dia 13 de Janeiro de 1977 com o nome de Escola de 1º Grau Ábdon Xavier de Carvalho, em homenagem a esse grande político iracemense que se destacou na Luta pela Educação do Município.
A Instituição Escolar, pertencente à Rede Municipal de Ensino, foi criada pelo decreto nº 373 de 12 de junho de 1996 e autorizada pelo parecer nº 1325/98, ofertando o Ensino Fundamental. A primeira diretora da escola foi a professora Maria Felix Pimenta e dando continuidade a esse trabalho surgiram vários outros nomes, tais como: Maria Bezerra Nogueira; Maria Martins Magalhães; Maria Neci Magalhães Granjeiro ; Maria Simone Campelo Pontes ; Oziene Maia Holanda; Maria Pinheiro Saldanha; Maria Nazareth Neta Guerra; Aurileide Eduardo de Moura Martins; Maria do Carmo de Souza; Sandrileuza Maria Martins Pessoa; Manoel Nyraldo Magalhães Roque, Maria de Fátima Bessa da Silva, Jakson Barbosa Gama e Manoel Acrisio Fernandes Filho, todos professores competentes e comprometidos com uma "Educação de Qualidade para todos". Ao longo de cada gestão, esses diretores foram realizando o seu trabalho em prol do desenvolvimentoda escola, implantando programas, ampliando o prédio, elaborando e realizando projetos visando a melhoria do ensino-aprendizagem na escola Ábdon Xavier de Carvalho.A diretora Maria Neci Magalhães Granjeiro destacou-se pela implantação da Educação Infantil em convênio com a LBA e com a construção de 02 salas de aulas, ampliando novamente a escola. Sua sucessora Maria Simone Campelo Pontes, dando continuidade ao seu trabalho, implantou o sistema de Telensino e construiu outra sala de aula. A escola teve um grande avanço com as reforma do Ensino Cearense, chegando a ocupar o primeiro lugar em números de alunos da CREDE 11 ( Centro Regional de Desenvolvimento do Ensino / Jaguaribe -Ceará). Tendo a sua frente a diretora Aurileide Eduardo de Moura Martins, que administrou de 1997 a 1999. Anos esses, considerado como "o período da reforma educacional da escola pública", em que foram implantados programas federais como: FUNDEB, Conselho Escolar e a implantação do Ensino em Ciclos. Em 2000, assumiu a direção da escola a professora Maria do Carmo Souza, período em que a escola obteve um dos maiores avanços em seu corpo docente, que passou a contar com 60% dos professores graduados em pedagogia e 38% cursando a faculdade. Em 2001 o número de graduados saltou para 98%, alguns destes professores até com pós-graduação. Neste mesmo ano, em virtude da nova administração municipal "Esperança e Ação" , assume a Secretaria de Educação a professora Maria Simone Campelo Pontes que, baseada na política educacional do estado implanta na escola a estrutura de Núcleo Gestor. Assim, é empossada como diretora a Sra. Sandrileuza Maria Martins Pessoa e como Coordenadora Pedagógica a Sra. Aurileide Eduardo de Moura Martins e Secretária Escolar a Sra. Luisa de Fátima Gomes da Silva.
Com a concretização do Núcleo Escolar, o trabalho iniciou com ações voltadas para o acesso e a permanência do aluno na escola. Dessa forma, durante quatro anos a escola funcionou nos três turnos (manhã, tarde e noite), sempre com anexos na E.E.F.M. Dep. Joaquim Figueiredo Correia, no Centro Supletivo Joaquim Farias e na Clínica (prédio cedido pelo E.E.F.M. Enéas Olímpio da Silva). Para isso, contavamos com o apoio das professoras Ana Cleide Leite Freire como PCE - Professora Coordenadora do Ciclo I e II, Rosangela Bezerra de Moura e Lizandra Rhivia de Carvalho Freire como PCE - Professora Coordenadora do ciclo III e IV e Telensino, além das Coordenadoras de Turnos: professora Maria de Fátima Bessa e professora Maria do Socorro Jacob.
De 2001 a 2004 os trabalhos desenvolvidos nas áreas pedagógicas, administrativas e financeiras atingiram algumas metas significativas. Sendo também um dos marcos desse período a transferência da Escola para o prédio do Moura Brasil. Em 2005, na "Administração Iracema para Todos", a escola ganha uma nova Coordenadora Pedagógica, a professora Maria Iara Medeiros, que desde então vem desenvolvendo um excelente trabalho pedagógico, onde o principal objetivo é a Inclusão Social. A escola também ganhou neste período outro reforço pedagógico, a Psicopedagoga Maria Valderlane Lira de Oliveira, que vem desenvolvendo um trabalho pioneiro na área da psicopedagogia escolar na cidade de Iracema.
Em maio de 2007 assume a direção da escola o Pedagogo Manoel Nyraldo Magalhães Roque, que prioriza o clima organizacional da escola, mantendo o inter-relacionamento de todos seus membros, estimulando professores, funcionários, pais e alunos a incumbirem-se da crença na capacidade de aprender e sobretudo na união, no comprometimento e no altruísmo.
Em 2009, assume a direção da escola a professora Maria de Fátima Bessa da Silva e como diretora adjunta a professora Maria Batista de Souza Lobo. Vera Selma Chaves Sousa Costa assume a Secretaria Escolar e Maria Iara Medeiros continua seus trabalhos na Coordenação Pedagógica. Ainda neste ano, a escola volta a funcionar no seu prédio sede (na Rua Delta Holanda, nº 179) com as turmas do 6º ao 9º ano e o prédio do Moura Brasil, agora funcionando como anexo, ficaram as turmas do 1º ao 5º ano e os setores administrativos/burocrático.
2010 foi o ano em que a Educação de Iracema comemora seus bons resultados em programas do Governo Federal e Estadual que avaliam os índices Escolares de cada Município. Foi nesse panorama que em abril assume a direção o professor Jakson Barbosa Gama, tendo como missão dá continuidade ao excelente trabalho que realizaram seus antecessores,mas logo foi efetivado como professor da Rede Estadual, tendo que deixar a direção da mesma.E em outubro do mesmo ano assume a direção da escola o professor Manoel Acrísio Fernandes Filho que veio com o intuito de continuar melhorando os indicadores dessa escola, procurando no seu dia a dia enriquecer o trabalho dos profissionais desta instituição dando o seu apoio e contribuição para garantir o sucesso no ensino-aprendizagem.
... ... ... ... ... ...
Hoje, a escola de ensino fundamental Ábdon Xavier de Carvalho atende uma clientela de 910 alunos distribuida em 32 turmas ,nos turnos manhã e tarde. A mesma continua sendo a "maior escola da região" em número de alunos. Em seu PPP (Projeto Político Pedagógico) e PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) constam valores como: RESPEITO - a dignidade e os direitos de cada pessoa na escola; PARTICIPAÇÃO - trabalho em equipe desenvolvido com senso de comprometimento e solidariedade; INOVAÇÃO - incentivo a busca de soluções criativas e inovadoras na resolução de problemas e TRANSPARÊNCIA -orgulhamos-nos de ter uma comunicação aberta e honesta com todos membros da escola. O SUCESSO da escola é fruto do comprometimento da gestão e dos professores que não medem esforços e procuram sempre mediar os conhecimentos para a formação de cidadãos críticos e participativos, sempre lembrando das palavras de Paulo Freire: "Não se pode falar de educação sem amor", portanto, "Incluindo e Educando com Amor" !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário